Sabemos que a ansiedade é uma condição de sentimento desagradável, que pode ser acompanhada de sensações como frio no estômago, tremores, falta de ar, aperto no peito e coração acelerado.
Quando essas crises tornam-se frequentes, deixa de ser um contexto natural de proteção e passa para o quadro de patologia.
Ou seja, o indivíduo passa a usar essa condição de alerta como um fator estressante, o que acaba atrapalhando a sua reação em momentos de perigo.
Assim, o transtorno de ansiedade generalizada consiste em uma doença crônica, com curtos períodos de remissão e interferência na saúde psicológica do indivíduo.
Como diferenciar o coração acelerado por ansiedade e por problemas cardíacos?
Apesar da ansiedade e dos problemas cardíacos terem sintomas similares, existem algumas diferenças.
Uma delas é que, em geral, a primeira causa dor na área do peito, mas sem uma grande pressão. Esse desconforto também pode ser sentido em outras partes do corpo, como para os braços, pernas, pescoço, tórax e dedos da mão.
Além disso, normalmente, essa crise atinge um ponto máximo entre 10 e 20 minutos e, depois desse período, há uma normalização dos batimentos.
Outros fatores que podem facilitar a diferenciação são eventos similares no passado, mudanças de humor repentinas e sintomas de depressão.
Gostou dessas informações?
Continue seguindo nossos conteúdos para mais informações.
Juliana Conti Elias
CRP 06/139348