A depressão é um dos transtornos mentais mais prevalentes no país, apresentando comorbidades importantes como a ansiedade, abuso de substâncias, entre outras. Por isso, neste texto destacaremos o que não fazer no tratamento contra a depressão (que você não pode cometer). Boa leitura!

1. Forçar uma postura “good vibes”.

A insistência em tentar se encorajar e se levar a ver o lado positivo das coisas pode ser inútil.

Quem tem depressão vê a vida na cor cinza, ou seja, quase sem cor. É uma visão distorcida da realidade. Com o tratamento adequado, é possível retomar o interesse pelas coisas e notar cores mais alegres…

2. Questionar sorrisos…

Questionar sorrisos, falar que “nem parece” que está doente, é uma besteira sem tamanho. Uma gargalhada diante de um meme divertido ou demonstrar alegria por algum acontecimento são reações e estados de ânimo passageiros, e não um diagnóstico do humor total de quem sofre de depressão. Isso não quer dizer que vem se sentindo feliz….

3. Procurar “ocupar a cabeça”…

A depressão conta com alterações cerebrais e fisiológicas que independem de fatores externos.

Um de seus sintomas mais limitantes é a falta de foco, que acontece em diferentes níveis e muda de pessoa para pessoa. Essa dificuldade em se concentrar adiciona um obstáculo a mais para o depressivo ser ativo.

Por essa razão, procurar “ocupar a cabeça” pode ser uma crítica fazendo com que se sinta pior por perceber que não consegue agir de modo diferente. Além do mais, “ocupar a cabeça” é uma expressão vaga que pressupõe cabeça vazia. Acontece que na depressão os pensamentos negativos já ocupam a mente por serem impositivos e repetitivos.

O que faz a diferença é se está preenchendo a mente qualitativamente ou não, sendo que muitas vezes sequer consegue livrar-se do pessimismo e da negatividade que povoam os seus pensamentos…

Gostou dessas informações? Continue seguindo nossos conteúdos.

Curta, e compartilhe com seus amigos.

Juliana Conti Elias

CRP 06/139348

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *