A fobia social é um transtorno mental que provoca sintomas intensos de ansiedade ao se relacionar com o público.

A ansiedade é tamanha que muitas pessoas acabam se isolando, porque apenas o pensamento de ter que lidar com a socialização é o suficiente para gerar muita angústia

Alguns dos sintomas da fobia social são:

Medo de falar e público; interagir com pessoas desconhecidas; Medo de demonstrar nervosismo e ansiedade; Receio de ser constrangido; Ansiedade extrema antes de um evento ou compromisso; Pavor de situações em que pode ser avaliado; Respiração ofegante; Batimento cardíaco acelerado; Náuseas ou enjoo; Dor de barriga; Tontura dentre outros.

Tudo isso acontece porque a pessoa acredita que está sendo analisada o tempo inteiro e julgada pelas suas palavras, comportamento e atitudes.

As causas podem ser inúmeras, mas quase sempre estão relacionadas com o ambiente no qual aquela pessoa está inserida, algum trauma, personalidade e até mesmo fatores genéticos.

Assim como a maioria dos outros transtornos mentais, a fobia social pode ser tratada através da psicoterapia, da prescrição de medicamentos ou também pela união dos dois métodos.

Assim, aos poucos, ele vai aprendendo a lidar com as situações que antes causavam um estresse muito grande, evoluindo ao longo do tempo.

Você gostou do conteúdo? Então curta e compartilhe com seus amigos, e continue acompanhando nosso conteúdo.

Juliana Conti Elias

CRP 06/139348

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *